A doença é a segunda causa de mortes no mundo com uma estimativa de 10 milhões casos
Neste sábado, 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. É uma data para promover a conscientização da sociedade sobre a doença. O câncer é a segunda causa de mortes no mundo, com uma estimativa de 10 milhões de casos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O cirurgião oncológico, Felipe Coimbra do A. C. Camargo (Antônio Cândido Camargo), destaca a importância desta data para alertar, conscientizar e apoiar os pacientes no tratamento da doença. E destaca a informação a sociedade como mecanismo essencial na recuperação do paciente que luta contra o câncer. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de se recuperar”, e ressalta: “Aliado às pesquisas, novos tratamentos, o apoio familiar e de profissionais da saúde é possível levar a cura”.
Felipe Coimbra enfatiza a prevenção da doença: “Dieta saudável e equilibrada, rica em frutas e vegetais, uma rotina de exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar, reduzir a exposição ao sol, utilizar o protetor solar e realizar exames regulares e rastreamento de prevenção com indicação médica são essenciais” alerta.
REFERÊNCIA – São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, se destaca no tratamento ao câncer. O Hospital Anchieta, equipamento público municipal, foi pioneiro na oferta de uma estrutura de alta complexidade em oncologia.
A radioterapia, tratamento que utiliza radiações ionizantes, já superou a marca de 7 mil atendimentos. A atual gestão investiu mais de R$ 10 milhões para a implementação de serviço de radioterapia, procedimento que era terceirizado na cidade.