Mais de 600 famílias de São Sebastião serão isentas do pagamento de contas de água pela Sabesp, durante seis meses. A medida, aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), é direcionada para beneficiários das tarifas Residencial Social e Residencial Vulnerável, que não precisarão fazer qualquer solicitação para obter o benefício.
Além disso, 20 hotéis e pousadas que estão acomodando a população desabrigada pelas chuvas de fevereiro terão a tarifa reclassificada para Entidade de Assistência Social, com valores reduzidos.
Tais ações são parte dos esforços do Governo do Estado para minimizar os impactos causados pelas chuvas na região do Litoral Norte. Os consumidores que já pagaram as contas desde 19/2 receberão crédito para desconto em cobranças futuras.
Após as fortes chuvas, a Sabesp tem realizado atividades para ajudar os moradores, incluindo a arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza, além de disponibilizar caminhões-tanque para abastecer as regiões afetadas. A construção de um novo sistema de abastecimento de água em São Sebastião, que irá beneficiar cerca de 30 mil pessoas, também já foi iniciada, com previsão de conclusão para o final deste ano. Até lá, foram instaladas seis caixas-d’água coletivas para atender aos moradores da região.
Crédito imagem: Site Sabesp