A comunicação corporativa é a área responsável pela criação e fortalecimento da identidade e imagem de uma marca. Ela promove ações para incentivar o diálogo e a interação entre eles públicos, sejam eles internos ou externos.
Uma pesquisa da Accenture Strategy, denominada “Global Consumer Pulse”, revelou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que se posicionam e são transparentes com seus valores, mas como fazer isso?
A resposta é: por meio de uma boa comunicação institucional, que coordena diversas ações dentro de uma empresa, sejam elas de marketing, relações públicas ou publicidade.
“A expertise no segmento de comunicação e estratégia corporativa é fundamental para informar os públicos interessados na organização. Assim, ela tem mais chances de conseguir um lugar de destaque no mercado”, explica Mauro Nogaroto, CEO da AKM PROPAGANDA.
É por meio desse tipo de abordagem que uma empresa consegue mostrar ao mercado sua missão, valores, políticas e práticas de trabalho.
Uma boa comunicação auxilia a empresa a consolidar não só sua missão, visão e valores, mas também sua personalidade, projetos, ações e resultados para um determinado público ou a sociedade em geral.
“Com a criação de campanhas, é possível trabalhar o design estratégico da marca, identidade visual, criação de nomes e de slogans”, afirma Mauro, que explica as etapas possíveis para criar ações bem-sucedidas.
Segundo ele, vale atuar em diversas frentes, incluindo planejamento, Power BI, análise, negociação, além de compra de mídia (estudo de meios, perfil dos veículos de comunicação e seus consumidores, e negociação buscando melhorar as condições de aquisição de mídia pelo cliente).
Um complemento para a comunicação corporativa que faz toda a diferença é a análise de performance e estratégia desenhada através de Power BI, que avalia as métricas para identificar possíveis gargalos e possibilidades de melhoria. Dessa forma, toda a estratégia se completa e permite que a empresa atinja resultados cada vez melhores.