Inscrições ao Sisu têm início nesta segunda-feira

Prazo para se inscrever ao 2º semestre no programa que reúne vagas ao ensino superior vai até dia 22

O MEC (Ministério da Educação) abre nesta segunda-feira (19) as inscrições para o processo seletivo para o segundo semestre do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. O prazo para que os candidatos efetuem o cadastro segue até o dia próximo dia 22 no portal único de acesso ao ensino superior.

A divulgação dos resultados está prevista para a próxima semana, dia 27. A classificação dos participantes será efetivada por meio da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que teve as inscrições encerradas na última semana. As matrículas devem ser realizadas no período de 29 de junho a 4 de julho.

Para se inscrever no Sisu é necessário ter prestado o Enem do ano anterior, além de não ter tirado zero na redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer. As vagas ao Sistema de Seleção Unificada são abertas semestralmente por meio de sistema tecnológico que seleciona os estudantes com base na nota do Enem, segundo as preferências dos inscritos. 

São duas as opções de cursos às quais os estudantes podem escolher entre as oferecidas em cada processo seletivo do Sisu. Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma delas ainda têm chance de conseguir a vaga por meio de lista de espera, basta manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de julho e 4 de julho. Nesse caso, a convocação se dará a partir de 10 de julho pelas próprias instituições.

INSCRIÇÕES AO FIES

A Sesu (Secretaria de Educação Superior), ligada ao MEC (Ministério da Educação), vai abrir as inscrições para o processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre. O período de inscrições será de 4 a 7 de julho, e os interessados deverão fazer o cadastro pelo portal único de acesso ao ensino superior. 

Para se candidatar à segunda edição deste ano, o interessado precisa ter prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), “a partir da edição de 2010”, informa o portal da pasta. Também não pode ter tirado nota zero na redação, não ter participado do Enem na condição de treineiro, e, ainda, possuir a renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos. 

O Fies foi criado pela Lei 1.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de disponibilizar o financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de ensino superior particulares que aderirem ao programa e com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).  

INSCRIÇÕES AO PROUNI

Já as inscrições para o processo seletivo para o segundo semestre do Prouni (Programa Universidade para Todos) terão início no próximo dia 27, e vão se estender até o dia 30. Os candidatos podem se inscrever via portal único de acesso ao ensino superior. O edital com os procedimentos do Prouni já havia sido publicado pela Sesu (Secretaria de Educação Superior), no DOU (Diário Oficial da União).

Como requisitos para inscrição no programa, os interessados devem ter prestado o Enem nas edições de 2021 ou de 2022, “bem como precisa ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota acima de zero na redação”, informa a pasta. 

Além disso, não pode ter participado do exame como treineiro, que é o candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Enem somente para fins de autoavaliação. A pasta utilizará a edição do Enem em que o “participante obteve o melhor desempenho para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo do Prouni”.

Veja Também