Edtech Ways Education quer crescer dez vezes em 2022 e atingir mil usuários

A Ways Education, plataforma de Educação de atividades extracurriculares que estimula o desenvolvimento de competências do futuro nas crianças e adolescentes, redireciona sua atuação para turbinar o crescimento em 2022. A edtech, que começou atendendo famílias de Belo Horizonte, já ultrapassou os limites regionais e quer atuar agora no modelo B2B, ao oferecer aos RHs das empresas de todo o Brasil a possibilidade de se tornarem “family friendly”. Segundo a fundadora e CEO, Marina Gontijo, os 100 usuários fixos da Ways devem saltar para cerca de 1.000 em 2022 com a mudança estratégica. O objetivo principal do ano é entrar no meio empresarial com impacto social real, agenda que todas as marcas responsáveis vêm adotando como uma tendência sem volta.

A ideia, segundo a empreendedora, é firmar parcerias com empresas, de qualquer porte, para preencher justamente uma demanda latente do mercado corporativo, que está se reestruturando cada vez mais a partir das dores e demandas legítimas dos colaboradores. “A grande aposta é ser um benefício corporativo essencial para empresas que apoiem a parentalidade, que é um termo, na nossa visão, indissociável das práticas ESG”, afirma.

A Ways recebeu recentemente um aporte de R$ 300 mil por meio da Criabiz Ventures. Em 2021, seu valuation ficou em R$ 5 milhões, depois de impactar duas mil famílias desde a fundação. A empresa também venceu a edição especial da Batalha das Startups, no Rio Innovation Week, e levou R$ 300 mil em mídia. Atualmente, já são 22 cidades em oito estados contemplados pela ferramenta. E a perspectiva é que este número dobre ainda em 2022.

Os investimentos foram utilizados no reforço do time para aumentar a capilaridade da ferramenta, que agora mira os departamentos de gestão pessoal para “virar algo indispensável”, conforme pontua Marina. “Para se ter uma ideia da mudança brusca, no bom sentido, posso afirmar que em 2021 terminamos o ano com 90% de nosso público-alvo ainda sendo usuário final, ou seja, no modelo B2C. Agora, em 2022, estimamos o contrário, com cerca de 90% da receita oriunda do mercado corporativo, nosso pulo do gato”, acrescenta.

A ferramenta
A Ways Education permite que as corporações ofereçam às famílias dos colaboradores o acesso a uma plataforma educacional repleta de aulas e mini cursos focados no desenvolvimento dos desafios do futuro e, com isso, a empresa contratante passa a ser agente de transformação educacional de sua comunidade e estimula, assim, a formação multidisciplinar dos filhos dos colaboradores, o que representa um ganho incalculável na vida deles e dos pais.

“Queremos mais do que dobrar este mês o número de empresas atendidas, chegando a 13. Mas este é só o começo. A meta real é fazer com que as empresas que queiram ser de fato ‘family friendly’ entendam que ter a Ways na carteira de benefícios é uma premissa para esse selo”, afirma a co-fundadora e responsável pelo plano de Growth, Taísa Botelho.

A startup nasceu em Belo Horizonte e foi fundada por uma mãe pedagoga que percebia uma lacuna imensa no currículo tradicional das escolas. A pandemia, que sacudiu ainda mais as estruturas do ensino, mudando para o formato remoto e “obrigando” a atuação direta dos pais, foi uma oportunidade que chancelou a necessidade da mudança da concepção de ensino por parte das famílias, pensando na criança como um universo muito mais complexo.

“Tudo começou com a vontade de criar um plano de ensino que contemplasse a pluralidade dos pequenos e das possibilidades que o futuro traz, não só nas matérias clássicas, mas na arte, no lúdico, na cidadania, no compromisso socioambiental, na cultura, na inteligência emocional, no empreendedorismo, educação financeira, na música, dança, esporte e por aí vai. No final das contas, a ideia é potencializar seus talentos e prepará-los para as reais competências do futuro”, afirma Marina Gontijo, responsável pela ideia inicial.

Outras mães que já usufruem da plataforma também dão seus feedbacks. Para a jornalista Natália Meroto Tostes de Brito, a Ways se tornou uma referência em atividades que realmente agregam conhecimento para as crianças. “Contempla todo tipo de interesse e é versátil por oferecer o aprendizado no modelo on-line e presencial”, afirma. A empresária Laura Lessa Ladeira de Mesquita fala sobre o diferencial da proposta: “Eu acho a ideia da Ways maravilhosa e inovadora. Tudo o que a gente precisa, a gente tem facilidade. Orgulho de ser uma startup mineira que está fazendo tanta diferença na vida das mães e que ajuda muito”.

Para a advogada Alice Gontijo Santos Teixeira, a Ways abriu muitos caminhos para a filha Inês. “Experimentamos atividades remotas que me permitiram entender o que faz os olhos dela brilharem: a dança foi uma delas. Do remoto migramos para o presencial. E como mãe que trabalha eu vejo muita facilidade em pagar uma única assinatura com tudo incluído ao final do mês, além de poder ver toda a agenda e desempenho dela em um só lugar”, detalha.

SOBRE A WAYS EDUCATION

A Ways é uma plataforma educacional onde mães, pais e responsáveis encontram os melhores e mais diversos cursos e atividades extracurriculares on-line para seus filhos. Para nós, crianças e adolescentes precisam passar por experiências que estimulem diferentes áreas do conhecimento e dessa forma viverem experiências com foco em seus talentos. A criança e o adolescente que experimentam vivências diversificadas e descobrem suas melhores habilidades, formam uma identidade positiva que lhes permite ousar passos maiores à medida que ganham autonomia. E na Ways as famílias encontram tudo isso em um só lugar e em poucos cliques. A Ways foi fundada por mulheres, em Belo Horizonte, no ano de 2019, com o propósito de oferecer novas oportunidades de aprendizado para toda uma geração.

*As informações contidas nessa publicação não representam necessariamente as opiniões desse portal.

Veja Também