A CNC prevê aumento de 2,2% nas vendas em relação ao ano anterior; contratação de trabalhadores temporários atingirá maior marca em nove anos.
O Dia dos Pais deste ano traz boas perspectivas para o comércio. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas devem alcançar R$ 7,67 bilhões, um aumento de 2,2% em relação a 2022.
Essa alta também se refletirá nas contratações de temporários, estimadas em 10,38 mil vagas, a maior em nove anos. Hipermercados e supermercados devem liderar com 4,78 mil vagas, seguidos pelo setor de vestuário, com 1,75 mil. A média salarial de admissão é prevista em R$ 1.599, um incremento de 1,8% frente ao ano anterior.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca que o Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio varejista, beneficiado pela inflação mais controlada e a queda dos juros. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro concentram 58% das vendas. Ceará, Goiás e São Paulo devem apresentar aumento real nas vendas.
A desaceleração da inflação, com índice de preços subindo pouco mais de 3%, influencia os preços dos presentes. Perfumes, sapatos e livros terão aumentos, enquanto televisões, computadores e celulares ficarão mais acessíveis.
O setor de vestuário, calçados e acessórios, embora não tenha recuperado completamente o ritmo pré-pandemia, ainda liderará as vendas, com faturamento esperado de R$ 3,6 bilhões.
Utilidades domésticas, eletroeletrônicos e produtos de perfumaria e cosméticos também contribuirão para a movimentação no Dia dos Pais.