A menstruação é um período de transformações no corpo, especialmente no útero. Esse ciclo deve preparar a parede uterina (endométrio) para o desenvolvimento do embrião se a gravidez ocorrer. Além do inchaço na região do ventre e nos seios, dor nas costas, palpitações e constipação, outro sintoma clássico deste processo são as cólicas.
Elas são resultado das contrações do útero, importantes para eliminar o endométrio quando não há gravidez. Por isso, se você sofre com elas todo mês, confira 3 dicas para aliviar cólica menstrual e viver com mais qualidade!
Atividades físicas
Durante o período menstrual, o desânimo e o cansaço podem fazer a ideia de praticar exercícios físicos impensável. Porém, eles são uma ótima estratégia para diminuir cólicas, pois liberam endorfina em nosso organismo, promovendo bem-estar físico e psíquico.
O melhor é praticar pelo menos 150 minutos de exercícios físicos a cada semana, sobretudo alongamento, ioga e caminhada. Na fase pré-menstrual, são mais recomendadas atividades como natação, corrida e ciclismo. Após a prática, é fundamental descansar. Sem isso, há o aumento do estresse, o que intensifica as cólicas.
Calor no ventre
Quem tem cólicas sabe que aplicar algo quente na região do ventre alivia cólica menstrual. Uma opção é ter uma bolsa térmica em casa. Essa dica, muitas vezes dada por avós e tias, é super eficaz. O calor dilata os vasos sanguíneos e intensifica o fluxo sanguíneo Isso ativa as endorfinas (responsáveis pela sensação de bem estar e redução de cólicas).
Nesse sentido, outra opção é fazer banhos de assento quente com chá de aroeira, cavalinha e quixaba durante 15 minutos. Essa prática é ótima pois alia o calor no ventre e chás ótimos para aliviar cólicas.
Alimentação para aliviar cólica menstrual
Outro aspecto fundamental para aliviar cólica menstrual é a alimentação. Durante as cólicas menstruais, é importante evitar alimentos gordurosos e/ou ricos em sódio (que intensificam o inchaço que já ocorre durante a menstruação muitas vezes).
Além disso, é importante consumir alimentos ricos em cálcio e magnésio, que relaxam os músculos e diminuem as cólicas. Alimentos ricos em ácidos graxos de origem vegetal são ótimos anti-inflamatórios e reduzem dores. Alguns exemplos de tais alimentos são amêndoas, abacate, nozes e azeite de oliva extravirgem, além de peixes, sementes de abóbora e linhaça.
As frutas vermelhas também são importantes, pois elas possuem substâncias antioxidantes que reduzem inflamações (flavonoides). Uma maneira simples de incorporá-las em sua dieta são: preparar sucos no café da manhã e de tarde. Morango, framboesa, amora, mirtilo e uva são alguns exemplos. Por fim, é recomendado consumir chás de ervas como hortelã, camomila, erva-doce e lavanda. Estas plantas têm efeito relaxante, analgésico e anti-inflamatório.
Foto: Pixabay